No dinâmico mercado de franquias, uma das chaves para o sucesso está na capacidade de tomar decisões rápidas e assertivas. E, para isso, ter acesso a dados confiáveis é essencial.
Tanto as redes franqueadoras como os franqueados precisam de informações detalhadas sobre desempenho, tendências de mercado e comportamento dos consumidores para planejar suas estratégias de forma eficaz.
Você sabia, por exemplo, que 46% dos franqueados operam mais de uma unidade no Brasil? Esse número surgiu na pesquisa nacional Perfil do Franqueado e Multifranqueado, realizada pela CommUnit em parceria com o instituto de pesquisa Hibou.
É um dado que revela um movimento importante no mercado de franquias, mostrando que os franqueados estão apostando na expansão de suas operações.
Outro dado relevante, este da pesquisa Franchising Frame – O Retrato do Benchmark de Redes de Franquia no Brasil, realizada pela consultoria Praxis Business e o Grupo MD, revelou que, em média, cada consultor de campo nas redes atende 27 unidades franqueadas. Isso indica o nível de suporte e acompanhamento que as marcas oferecem aos seus franqueados, um dado crucial para entender a qualidade da gestão e o relacionamento entre franqueador e franqueado.
Outro ponto interessante do levantamento da CommUnit e Hibou é que 53% dos franqueados enxergam no repasse de franquias uma boa oportunidade de negócio. Esse dado reflete uma nova dinâmica do setor, que sempre viu com muita ressalva esse tipo de operação.
Essas informações são apenas exemplos da importância de pesquisas setoriais para subsidiar decisões tanto dos franqueados quanto dos franqueadores.
O setor de franquias no Brasil movimentou R$ 121,7 bilhões apenas no primeiro semestre de 2024, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o que demonstra sua relevância para a economia do país. Diante desse cenário, utilizar dados para guiar as escolhas de negócios não é apenas uma vantagem competitiva – é uma necessidade.
Os dados da própria ABF, coletados para conceder o Selo de Excelência em Franchising, são uma boa opção de análise.
A força dos dados no franchising
Sabendo da importância destes dados, CommUnit e Hibou lançam em outubro a segunda edição da pesquisa Perfil do Franqueado e Multifranqueado.
Dados desse tipo fornecem insights valiosos para que franqueadores ajustem seus suportes, ofereçam melhores condições aos seus franqueados e entendam as tendências do mercado. Por outro lado, os franqueados podem usá-los para melhorar a gestão de suas unidades, identificar oportunidades de expansão e melhorar a rentabilidade de suas operações.
Decisões estratégicas guiadas por dados
Tomar decisões com base em dados é uma prática que oferece mais segurança e previsibilidade no planejamento de negócios. Com o cenário cada vez mais competitivo, depender de intuições ou suposições pode resultar em falhas estratégicas. Ao basear decisões em estudos e levantamentos, franqueadores e franqueados aumentam suas chances de sucesso.
Portanto, quando você estiver avaliando sua próxima decisão de negócio no setor de franquias, lembre-se da importância de usar dados precisos e confiáveis. Isso fará toda a diferença para seu crescimento e estabilidade no longo prazo.