No varejo, agilidade conta mais do que tamanho

O processo de compra gera diversas sensações e expectativas. Ao experimentar um produto novo, por exemplo, ficamos curiosos para saber sua qualidade ou durabilidade. Já em compras on-line, um dos maiores pontos de ansiedade é a entrega.

Os consumidores querem receber o seu produto de maneira rápida por diversos motivos – desde a urgência para o uso da compra até a impaciência para ver o produto ao vivo.

Independente do fator, as empresas de varejo precisam buscar cumprir essas expectativas.

73% dos consumidores esperam que os e-commerces ofereçam opções de entregas ultrarrápidas, segundo o Capterra. O dado reforça algo que acredito muito: no varejo, é o ágil quem engole o lento e não o maior quem engole o menor.

Por isso, investir em agilidade impacta diretamente no crescimento do negócio.

Como tomar velocidade

Com a popularização do e-commerce, especialmente após a pandemia, a questão da agilidade passou a se tornar uma pauta central. Entretanto, grandes companhias como a Amazon sempre consideraram a rapidez na entrega como uma meta.

Em 2023, a empresa atingiu a maior velocidade de todos os tempos para as entregas Prime. Várias compras foram entregues no mesmo dia. Isso foi possível por conta do investimento contínuo em novos postos de distribuição, para ter os produtos próximos aos consumidores.

Na Petz, também investimos bastante para tornar as entregas cada vez mais ágeis. A nossa abordagem envolve contratos com empresas especializadas em last mile. Para consumidores que moram a até 5KM de uma das nossas unidades, a entrega expressa é feita em até 2h.

A agilidade se tornou uma vantagem competitiva para nós.

Porém, para que realmente seja um benefício para o negócio, é preciso cumprir com as promessas. De nada adianta anunciar entregas rápidas se não for possível cumprir.

Avalie os investimentos que podem ser feitos hoje e comece a buscar as melhorias.

Integrando físico e digital

A estratégia omnichannel também contribui com a agilidade, além de enriquecer a experiência do cliente.

Oferecer a possibilidade de compra online e retirada na loja física é vantajoso e ajuda a integrar o ambiente físico ao digital. É uma estratégia que acompanha a mudança de comportamento dos consumidores.

Existe uma expectativa dos clientes por uma integração dos canais, para que a experiência seja mais rápida e fluida. Segundo a Forbes, oito em cada 10 consumidores da geração Z (nascidos entre 1995 e 2010) preferem comprar com marcas que são omnichannel.

Essas possibilidades podem ser aplicadas mesmo que o seu negócio seja pequeno. Na verdade, empresas menores costumam ser mais ágeis por terem processos menos burocráticos.

Negócios que não conseguem ser velozes acabam ficando para trás. Isso gera menos vendas, um menor faturamento e consequentemente menos crescimento.

Essa visão deve ir além da área de entregas e fazer parte da cultura da empresa. Se a empresa tiver a agilidade em seu DNA desde o começo, será muito mais simples evoluir mantendo essa cultura.

Quais estratégias você está buscando para se tornar mais ágil?

Uma resposta

  1. Parabéns pelo conteúdo.

    Ser ágil e ser rentável é desafiador para o caixa e são muitas as decisões estratégicas na Logística.

    De sistemas até dark stores, para aumentar velocidade e disponibilidade, a rentabilidade é pressionada por despesas e pelos estoques.

    Os investimentos bem planejados junto com uma análise de riscos adequada aumenta a chance de sucesso da estratégia… Mas faltando apenas um deles, a crise financeira é garantida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *