A sustentabilidade é um dos pilares estratégicos para o crescimento da Renner. Só em 2023, a varejista investiu cerca de R$ 900 milhões em tecnologia, inovação e na rede de lojas, fatores guiados pela sustentabilidade.
Resultado: R$ 11,7 bilhões de receita líquida em 2023, com lucro nos últimos cinco anos, além de 8 em cada 10 peças de roupa da marca serem mais sustentáveis e mais de 40 lojas circulares – espaços que incorporam premissas de economia circular e de sustentabilidade. Neste ano, a Renner ocupou a 22ª posição no ranking com as 500 empresas mais sustentáveis do mundo, divulgado pela Revista Time. Em 2024, serão investidos R$ 880 milhões, especialmente em tecnologia, inovação e na rede de lojas, tendo como base a sustentabilidade.
O perfil do consumidor que está disposto a gastar na Black Friday
A estratégia de preparação para a Black Friday deve incluir a identificação de quem está querendo gastar – e como. Pesquisa realizada pela consultoria MindMiners revela que 47% dos brasileiros pretendem fazer compras na Black Friday. Mais de um terço, 38%, já separa parte do orçamento anual exclusivamente para aproveitar a data.
Embora a Black Friday seja conhecida por atrair consumidores atrás de promoções relâmpago, muitos (56%) veem na data uma oportunidade para adiantar as compras de Natal e Ano Novo, buscando principalmente eletrônicos, vestuário e produtos para a casa.
A pesquisa aponta que marcas como Amazon, Americanas e Magalu estão entre as preferidas dos consumidores durante o evento, mencionadas por 17% dos entrevistados. Além disso, a Black Friday também é vista como um momento para experimentar novos produtos. 48% dos consumidores estão dispostos a testar itens que normalmente não comprariam fora do período promocional. O levantamento indica que 60% dos consumidores sentem-se mais motivados a comprar ao receber um código de desconto.
Do lado dos varejistas, 70% esperam aumentar seu faturamento na Black Friday
De acordo com pesquisa realizada pela Rcell em 13 estados do país, os varejistas estão se preparando para a data com investimentos em novos modais de transporte, melhorias na capacidade de armazenamento e gestão logística, além da adoção de tecnologias da informação para otimizar os processos. O estudo revela que 70% dos varejistas esperam um aumento no faturamento em relação a 2023. Entre as estratégias destacadas para impulsionar as vendas estão o uso de e-mail marketing, comunicação via WhatsApp e telemarketing ativo.
A experiência do cliente também não pode ser deixada de lado e 73% dos varejistas estão realizando melhorias com base no feedback dos consumidores. As melhorias incluem comunicação clara das ofertas, otimização da logística, variedade de produtos em promoção, condições de pagamento, informações detalhadas sobre os produtos, e investimentos em tecnologia para aprimorar a navegação e usabilidade de sites e aplicativos.
CNI projeta PIB de 3,4% em 2024
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) melhorou as expectativas para a economia brasileira em 2024 e passou a projetar crescimento acima do registrado no ano passado. De acordo com a instituição, o PIB crescerá 3,4%, ao invés dos 2,4% projetados anteriormente. O mercado de trabalho aquecido, alta da oferta de crédito e gastos elevados do governo são impulsionadores deste movimento positivo ao contribuírem para a alta do consumo das famílias.
De acordo com o relatório da CNI, todos os segmentos do setor industrial (transformação, construção, extrativa e eletricidade e gás, água, esgoto e gestão de resíduos) devem crescer neste ano.