Trimestre positivo para o varejo

Relatório da XP Investimentos espera um terceiro trimestre positivo para as empresas do varejo, mesmo com preocupações macroeconômicas à vista. Os analistas apontam Grupo Mateus, C&A, SmartFit e Natura como destaques do setor no período. A expectativa inclui ainda os varejistas de baixa/média renda, que devem ter um crescimento acelerado da receita, apoiado por volumes, margens melhores e níveis controlados de inadimplência. Em relação ao varejo alimentar, a XP vê um cenário desafiador e não acredita em grandes mudanças.

2024 tende a ser o melhor ano para o varejo em mais de uma década

Com o bom desempenho de fatores determinantes do consumo, como emprego e renda, o ano de 2024 deverá terminar com crescimento de 4,2% no volume de vendas do comércio varejista, prevê o economista-chefe da Linus Galena Consultoria Econômica. Se o resultado se confirmar, será – além do oitavo ano positivo consecutivo – o melhor desempenho do comércio varejista desde 2013, que contou com alta de 4,3%, segundo o IBGE.

Para 2025, as vendas deverão continuar no viés positivo, mas em ritmo menor: 1,3% de crescimento, número mais em linha com os últimos anos: 1,2% (2020), 1,4% (2021), 1,0% (2022) e 1,7% (2023). Na média, o comércio varejista sobe 8,5%. Na outra ponta, móveis e eletrodomésticos (-8,1%) e tecidos, vestuário e calçados (-18%) ainda estão abaixo do período pré-pandêmico. O IBGE divulgou no último dia 10 os dados relativos a agosto, que mostram recuo de 0,3% em relação ao mês anterior. As vendas crescem 5,1% sobre agosto do ano passado e também no acumulado de 2024: em 12 meses, a alta é de 4%, no 23º resultado positivo seguido nessa base de comparação.

Brasil vive nova onda de entrada de marcas estrangeiras

Loewe, Le Labo e Rip´n´Dip acabam de abrir lojas no país. Comme des Garçons e Alo Yoga se preparam para estrear em 2025, assim como a H&M, que anunciou para o próximo ano, a inauguração de uma loja no shopping Iguatemi São Paulo, enquanto a Loewe, grife espanhola que pertence ao grupo francês LVMH, especializada em moda feminina, bolsas, sapatos e acessórios, acaba de estrear no mesmo local, que também passou a abrigar a primeira loja da Le Labo Fragrances – marca de perfumes de Nova York – no país.

No bairro de Pinheiros, também em São Paulo, chegou a marca californiana de streetwear Rip´n´Dip´, que já causa fila de clientes na porta. E vem mais novidades: a japonesa Comme des Garçons (CDG) e a norte-americana Alo Yoga (roupas esportivas) já planejam seu desembarque por aqui.

 

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