Faturamento pode crescer 9,4% na Black Friday e chegar a R$ 9,3 bilhões

A estimativa é da Confi.Neotrust, empresa especializada em soluções de inteligência para o varejo online, e se refere ao comércio eletrônico brasileiro durante o período promocional, que vai de quinta-feira (28 de novembro) a domingo (1 de dezembro). O volume representa alta de 9,4% sobre o ano passado. As geladeiras lideram as buscas, seguidas por ventiladores, iPhones, TVs e tênis.

O Instagram concentra 87% das interações sobre a Black Friday, entre as plataformas digitais. Cerca de 97% dos posts indicam otimismo generalizado em relação ao evento, o que difere do observado em anos anteriores, quando os consumidores se mostravam receosos quanto à real vantagem em aproveitar as promoções. Segundo a FGV, o cenário econômico brasileiro apresenta sinais de recuperação e otimismo – impulsionado, em parte, pelo pagamento do 13º salário, que aumenta o poder de compra dos consumidores. A jornada de compra no Brasil leva em média 35 dias e inclui aproximadamente 49 buscas por consumidor, segundo dados da Microsoft.

Produtos indisponíveis no e-commerce atingem índice de 30,5%

No acumulado do ano até setembro, o e-commerce brasileiro registrou um índice de indisponibilidade de 30,5%, segundo o estudo E-commerce Quality Index 2024, da Lett. Trata-se de um aumento de 3,8 pontos percentuais em relação ao registrado no mesmo período do ano passado.

A elevação do índice foi impulsionada principalmente pelas lojas físicas com presença online, com aumento de 4%. Por outro lado, marketplaces e lojas exclusivamente digitais observaram uma queda de 1,6%. De acordo com o estudo, a ruptura no e-commerce brasileiro expandiu-se em todos os segmentos de produtos analisados entre janeiro de 2023 a setembro de 2024.

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