Oskar Metsavaht, fundador da icônica marca Osklen, não se vê como um empresário tradicional. “Tive que empreender a minha criatividade. Sou um negócio de mim mesmo”, afirma ele.
Natural de Caxias do Sul (RS), sua trajetória começou longe da moda. Formado em medicina pela UFRJ, com especialização em ortopedia e traumatologia esportiva, Oskar só despertou para o mundo do design em 1986, aos 25 anos, durante uma expedição nos Andes, onde atuava como médico e alpinista.
Na ocasião, ele mesmo desenvolveu roupas técnicas, como casacos e calças, para suportar as condições extremas da montanha. Ao unir sua paixão pelo esporte, conhecimentos de anatomia e ergonomia, e uma dose de talento artístico, algo inusitado aconteceu: as peças criadas por necessidade chamaram atenção e geraram novos pedidos. Foi o primeiro passo para uma nova jornada.
Você pode se interessar por isso: Abordagem, sangue nos olhos, faca na caveira? Até quando vamos continuar agredindo nossos consumidores?
O nascimento de um ícone
Três anos depois, em 1989, nascia a Osklen, uma marca que começou tímida em uma pequena loja em Búzios, no Rio de Janeiro. Porém, desde o início, Oskar Metsavaht sonhava alto.
“Sempre vi a Osklen como algo universal. O mundo desejava o nosso estilo de vida: conectado à natureza, saudável e alegre”, relembra ele, em conversa com Nilton Bonder, no podcast The Business of Life.
Mais do que moda, Oskar integrou a sustentabilidade ao DNA da sua marca. Desde 2011, é embaixador da Boa Vontade da Unesco para Cultura da Paz e Sustentabilidade, reforçando seu compromisso com um futuro mais responsável.
Não deixe de ler: Grupo AZZAS 2154 S.A. anuncia ajustes estratégicos no seu portfólio de marcas
Oskar Metsavaht: 0 talento que virou business
Hoje, aos 63 anos, Oskar Metsavaht se declara realizado, mas longe de se acomodar. “Meu interesse está em contar histórias, seja por meio da moda, arte ou fotografia. Tudo o que crio vem do desejo de transformar ideias em realidade”, diz o designer que fez de sua criatividade o principal negócio da sua vida.
E você, também se considera criativo e apto a criar coisas que podem mudar o mundo? Escreva seu comentário aqui no AV!
Para agregar conhecimento: O impacto da inflação no poder de compra e estratégias para o varejo se adaptar