Recorde de tráfego na Amazon Brasil
O aumento foi de 71% no tráfego da Amazon Brasil nesta quinta edição do Amazon Prime Day, em comparação aos seis dias que antecederam o evento. A empresa contratou mais de 800 funcionários temporários e mais 4 mil espalhados pelo Brasil.
Em escala global, o Prime Day 2024 também foi o maior já realizado, batendo recordes de vendas e itens. Entre os produtos que fizeram sucesso entre o público brasileiro, se destacaram as categorias de cuidados pessoais e limpeza, livros e beleza. Neste 2024, o método de pagamento preferido dos brasileiros foi parcelado no cartão de crédito, seguido pelo pagamento à vista no cartão de crédito e do Pix.
Chili Beans, um case de sucesso tipicamente brasileiro
Fundada há 28 anos, a marca é líder no mercado brasileiro de óculos de sol e foi pioneira ao trabalhar o produto em quiosques. Agora, a Chilli Beans quer repetir o feito com seus produtos de sol e fisgar o consumidor das óticas de rua. A marca já é a maior rede especializada em óculos escuros na América Latina, e detém 25% de market share no Brasil. Conta com mais de mil pontos de venda no país e faturou R$ 1,2 bilhão em 2023. Atualmente, os produtos licenciados representam 60% das vendas. Essa diversidade possibilitada pelos licenciamentos amplia a comunicação com nichos de público específicos e contribui para a identidade da Chili Beans, que tem características diferentes do que se costuma ver no mercado. Apenas 30% do catálogo atual da marca são coleções básicas e permanentes e que contam com estoque.
Além disso, a Chili Beans passou a faturar 30% mais quando deixou de ter lojas próprias – com exceção das unidades na rua Oscar Freire, em São Paulo. Agora, a marca persegue uma outra tendência mundial: a de gerar outros pontos de venda fora do circuito tradicional. A ideia é escapar de shopping centers e outros pontos comerciais convencionais e ir para pontos inusitados, como, por exemplo, as conveniências dos postos de gasolina de estrada.
O perfil atual do consumidor brasileiro
O estudo “Tendências de Consumidores”, da GS1 Brasil, revela que, de cada 10 consumidores, 6 fazem pesquisa em sites sobre o produto que desejam adquirir e o preço cobrado. Nessa busca, a avaliação dos consumidores sobre o item e a loja online impactam a decisão de compra. Por outro lado, a possibilidade de provar ou testar o produto de interesse em um ponto de venda físico é importante para 54% dos compradores.
Os aplicativos para celular são o principal meio de busca para 51% dos entrevistados. De acordo com o estudo, 49% buscam informações nas redes sociais e em sites de avaliação sobre o produto. Os respondentes também procuram por informações nas páginas dos fabricantes ou pedem opinião para amigos e familiares. No processo de decisão da compra, a opinião de outros consumidores sobre o produto exerce a maior influência para 79% dos entrevistados enquanto 65% valorizam mais a opinião de especialistas e influenciadores que gostam de acompanhar pelas redes sociais.
As lojas físicas ainda são importantes para os brasileiros, desde que ofereçam boa experiência e estejam integradas aos canais online. Na escolha da loja física, para 49% é importante ter um atendimento gentil e simpático, encontrar o mesmo preço da loja online (44%) e ter na loja física o mesmo produto visto no canal virtual (43%).