Social commerce e a competitividade das vendas online

Social commerce e a competitividade das vendas online

Sempre destaco a importância de que os varejistas estejam presentes no mundo online. Seja através de uma loja própria ou de um marketplace, é essencial oferecer para o consumidor alternativas além da loja física.

Entretanto, uma nova forma de vender através da internet está ganhando força. E isso é resultado de uma fronteira cada vez menor entre redes sociais e o e-commerce.

O social commerce é a estratégia que utiliza as redes sociais como plataforma de venda. Uma pesquisa da Accenture apontou que a expectativa é que o social commerce cresça três vezes mais rápido do que as formas tradicionais de venda online.

É a possibilidade de ter acesso ao grande público que está nas redes sociais e impactá-los de forma mais profunda do que somente apresentando anúncios.

Mas porque os varejistas devem usar o social commerce e como ele pode impulsionar as vendas?

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Os motivos para usar o social commerce

O consumidor está hiperconectado e as redes sociais são um dos principais canais que recebem essa atenção. De acordo com a Opinion Box, 74% dos consumidores brasileiros utilizam as redes sociais para pesquisar produtos.

A pesquisa também aponta que 86% fazem compras online e desses, 8% usam as redes sociais como plataforma para comprar.

São dados que mostram não somente o grande público presente nesses canais, mas também as oportunidades de crescimento.

Com um consumidor que já pesquisa por produtos nas redes sociais, a venda através delas é a possibilidade para criar uma experiência fluída e sem atritos.

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Estratégias de marcas no social commerce

Diferentes marcas já aderiram ao social commerce e utilizam diversas estratégias para se conectar com seus consumidores.

Empresas como Magazine Luiza e Casas Bahia utilizam as lives commerce como estratégia, oferecendo descontos exclusivos para os clientes que participam das exibições.

Já a Amazon, gigante do varejo, firmou parcerias com o TikTok e o Pinterest, para que seus clientes possam comprar diretamente dessas plataformas.

Essas são apenas algumas das possibilidades de utilizar o social commerce. Escolher a estratégia certa vai demandar um conhecimento profundo do seu consumidor e dos seus hábitos.

Para isso, você precisa aplicar o foco do consumidor, indo além da superfície e realmente acompanhando cada passo da jornada que ele percorre.

Aumento da competitividade online

É claro que cada empresa em diferentes setores deve avaliar se o social commerce é uma estratégia que faz sentido ou se vale o investimento. Porém, ainda que não vá aplicá-la, todo varejista precisa prestar atenção nessa tendência.

Com a possibilidade de crescimento, o social commerce pode colocar ainda mais pressão no setor. Em um momento em que o varejo brasileiro já enfrenta diferentes frentes de complexidades é importante perceber o aumento da responsabilidade pela competitividade.

Observe como os seus concorrentes utilizam o social commerce e de que formas é possível criar estratégias para fidelizar ainda mais os clientes.

Independente de qual seja a ferramenta tecnológica utilizada, o olhar para o humano e suas necessidades precisa estar no centro. É por isso que os negócios existem, para oferecer soluções ou oportunidades para as pessoas.

Você já usa as redes sociais para vender ou pretende embarcar nessa estratégia?

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