Dia dos Pais: varejo online e físico registram aumento em 2024
Impulsionado pelas vendas do Dia dos Pais, o segundo semestre começou de forma promissora para o varejo. Segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), entre os dias 5 e 11 de agosto, as vendas online cresceram 4% em comparação com o mesmo período do ano anterior, enquanto as vendas em lojas físicas aumentaram 5,6%.
O sucesso dos atacarejos
Em um ano, participação dos cash and carry (pague e leve) cresceu em vendas de produtos para consumo imediato, ‘roubando’ vendas até dos mercadinhos.
Quando chegaram ao Brasil, na década de 1970, os atacarejos tinham como objetivo, a venda de produtos em grandes quantidades, com preços menores, para pequenos empresários. Mas as famílias também acabaram recorrendo aos cash and carry para realizar as compras do mês. As lojas passaram a incluir novas seções – como açougue e padaria – até se confundirem com os supermercados. Mais recentemente, os atacarejos, até então localizados em áreas afastadas, começaram a ir para os bairros, buscando maior proximidade com os clientes. Hoje, rivalizam com os minimercados em abastecimento (para o mês), reposição, rotina e consumo imediato.
E-commerce continua crescendo nos EUA, mas de forma mais tímida
Nos EUA, o forte crescimento de vendas no e-commerce durante a pandemia e período pós pandemia começa a desacelerar, entrando em uma fase de normalização. Os dados mais recentes mostram que o crescimento das vendas online desacelerou significativamente em comparação com os altos índices de 2023. No segundo trimestre de 2024, o e-commerce representou 15,2% das vendas totais, um pouco abaixo dos 15,6% do primeiro trimestre, mas ainda superior aos 14,6% do mesmo período do ano passado. A percepção é de que os consumidores estão voltando a um padrão de gastos mais contido ou até mesmo negativo.