A expansão começou em 2022, quando o Assaí Atacadista incorporou os hipermercados Extra à sua rede, A receita cresceu 22% em 2023, superando 66 bilhões de reais, com 25 milhões de tíquetes processados ao mês, resultado do aumento do número de lojas, que em 2023 somavam 288 unidades e devem passar das 300 até o final deste ano.
Hoje, o Assaí está no topo do ranking do varejo em seu setor, superando a Americanas. A operação se transformou, com lojas em regiões centrais das grandes cidades e mais serviços, como padaria e açougue, o que melhorou a margem e atraiu novos tipos de clientes, incluindo classes mais altas. Além disso tudo, o ano foi crucial para a estratégia ESG, que ganhou mais visibilidade e a remuneração de seus executivos atende a metas de sustentabilidade e diversidade, em alinhamento com o modelo de negócios.
Para Luiza Trajano, “Toda a parte operacional vai ser engolida pela Inteligência Artificial”
No primeiro dia do Latam Retail Show 2024, a Presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza disse que “O consumidor mudou profundamente. Antes o preço era o mais importante. Hoje ele compete com a agilidade do atendimento”.
Se a busca por ter o consumidor no centro voltando ao básico bem-feito tem trazido evoluções nas empresas, a tecnologia vai pelo mesmo caminho. Principalmente quando o tema é a Inteligência Artificial.
“Usamos a Inteligência Artificial há muito tempo” continua Luiza Trajano. “Mas essa Inteligência Artificial Generativa é diferente. O que eu posso dizer é que toda a parte operacional vai ser engolida. A burocracia vai ser engolida pela Inteligência Artificial. Mas a parte estratégica, não. Temos que buscar o estratégico, pensar em inovação, pensar no que pode ser feito de diferente. Porque a Inteligência Artificial vai ocasionar uma mudança profunda em tudo o que é operação. Movimento não é necessariamente produtividade. A gente vai deixar de movimentar muito para produzir mais, porque vai ter alguém muito rápido para produzir para a gente”.