Foi a maior A Black Friday dos últimos anos, segundo dados da Scanntech. O avanço de 19,6% em relação ao ano anterior foi impulsionado pelo pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário e pela proximidade com o Natal. As vendas unitárias foram as principais responsáveis pelo crescimento de 14% no faturamento de supermercados e atacarejos.
Elas aumentaram 14%, enquanto os preços subiram 5%. Mercearia básica e bebidas, nos supermercados, tiveram aumento de vendas de 25,4% e 21,9% respectivamente.
Leia também: Nova marca no mercado – Atto Primo: Licor de Pistache de Qualidade Premium
Vendas do varejo tiveram alta de 1,4% em novembro
O crescimento em relação ao mesmo mês de 2023, apurado pela Cielo, já desconta a inflação, enquanto a receita nominal subiu 6,3%. O bom desempenho foi impactado por uma Black Friday forte e outros fatores, como o feriado nacional do Dia da Consciência Negra (em âmbito nacional, pela primeira vez).
Os bons resultados da Black Friday foram especialmente nos setores de serviços (alta de 4,6% no faturamento) e bens não duráveis, com destaque para a área de drogarias e farmácias.
No comércio eletrônico, as vendas cresceram 6,0% em termos nominais, enquanto as vendas presenciais tiveram uma alta de 6,4% em comparação com novembro de 2023.
Não deixe de ler: Faturamento pode crescer 9,4% na Black Friday e chegar a R$ 9,3 bilhões