O futuro do varejo em 2025 na visão de Carlos Ferreirinha

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No dia 20 de janeiro, em São Paulo, Carlos Ferreirinha, um dos principais especialistas em gestão de mercado de alto valor e comportamento do consumidor, ministrou uma palestra para os associados do Acelera Varejo.

Ele apresentou uma visão abrangente e provocativa sobre as transformações que estão redefinindo o futuro do varejo, abordando desde as mudanças culturais e tecnológicas até as nuances das relações humanas no ambiente corporativo.

A seguir, trazemos um resumo das principais ideias e tendências que marcaram essa reflexão sobre o futuro do setor.

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Varejo: entre luxo, preço e velocidade

Ferreirinha destacou que, embora o mercado de luxo seja um modelo frequentemente citado como referência de inovação e gestão, o mundo real é movido pela dinâmica do preço e da competição acessível.

No entanto, marcas de luxo conseguem se destacar porque se movimentam mais rapidamente no mercado, sendo pioneiras em tendências e mantendo a relevância, mesmo em tempos de incerteza global.

Isso acontece porque, além de oferecer produtos exclusivos, essas empresas operam como laboratórios de performance, testando novos conceitos de experiência e atendimento ao cliente.

Um exemplo claro dessa agilidade é como marcas premium transformam a escassez em experiência: ao criar produtos ou serviços limitados, oferecem algo valioso, que vai além do consumo, gerando um impacto emocional nos consumidores.

Carlos Ferreirinha reforça que, em 2025, empresas de todos os segmentos precisarão adotar essa mentalidade, tratando seus negócios como plataformas de performance, sempre prontas a reagir e inovar.

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Perfil do parceiro AV:

Carlos Ferreirinha é pioneiro na tradução da Inteligência da Gestão do Luxo como business/negócios na região das Américas e reconhecido entre os principais pensadores, estrategistas e formadores de opinião sobre Negócio e Gestão do Luxo e Premium em diversas regiões do mundo, com destaque para América Latina, Brasil, Portugal, África. Atuou como Diretor de Marketing, Comunicação e Novos Negócios da LOUIS VUITTON Caribe, América Latina e Brasil, finalizando como CEO da operação Brasil – sendo o mais jovem executivo em posição de Presidência no Grupo LVMH. Fundador da MCF Consultoria – atuação líder em Gestão do Luxo. Sócio Fundador da BENTO STORE reconhecida entre as mais inovadoras do mundo e criador da ABRAEL – Associação das Marcas de Luxo.

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