A Amazon Brasil anunciou a saída de Daniel Mazini, que atuava como country manager desde 2021. A comunicação foi feita aos colaboradores nesta segunda-feira, 21 de janeiro de 2025. Até o momento, a empresa não divulgou quem assumirá o cargo.
Daniel Mazini iniciou sua trajetória na Amazon em 2009, na operação do Reino Unido. Após cinco anos em Londres e Seattle, veio para o Brasil liderar o segmento de livros.
Em 2019, com a intensificação dos investimentos da empresa no país, tornou-se head de varejo. Em 2020, Mazini deixou a Amazon para ser chief product officer no Neon, mas retornou em maio de 2021 como country manager, sucedendo Alex Szapiro.
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Desafios no mercado brasileiro
Apesar das expectativas, a Amazon não alcançou no Brasil a dominância esperada. Uma fonte do setor comentou: “O problema da Amazon no Brasil tem nome e sobrenome: Mercado Livre. Sinto que eles subestimaram o poder do MELI”.
A empresa afirma ter investido R$ 30 bilhões no país desde 2011. Em contraste, o Mercado Livre investiu R$ 23 bilhões apenas em 2024, um aumento de 21% em relação ao ano anterior.
Alberto Serrentino, fundador da Varese Retail, observa que a Amazon disputa a terceira posição em GMV, atrás do Mercado Livre e do Magalu. Ele acrescenta: “Não vejo o Mercado Livre tendo a liderança ameaçada, mas continuo vendo a Amazon crescendo consistentemente. Mas é muito difícil fazer previsões num mercado como esse”.
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