Alguns setores da economia tem ensaiado novos movimentos de expansão, o que é empolgante, mas também não deixa de preocupar.
Novos tempos, novos jogadores, mesmos erros.
No melhor estilo “Oráculo do Óbvio”, existem algumas observações antes de sair prospectando o ponto da sua próxima loja.
Você sabe realmente quem é o seu cliente?
Responda com sinceridade, afinal você não é a Amazon, não minta para o médico.
Gênero, idade, renda, ocasião de consumo, recorrência etc.
Onde ele mora? Onde ele trabalha, ele também consome?
Impulso ou destino?
Qual a distância ou tempo seu cliente estaria disposto a percorrer para comprar algo na sua loja?
Ele faz isso a pé, de carro, de coletivo ou aplicativo?
Condições climáticas severas interferem na ocasião de consumo do seu cliente?
Parece simples? Não é. A maioria não é capaz de descrever o próprio cliente e o seu comportamento típico.
Dados antes da Fé
Quanto menos dados você possui, maior a chance de errar – disse o Oráculo.
“Mas eu sempre fiz sem dados e sempre deu certo”, disse o sortudo sem juízo.
Um dos melhores exemplos de conhecimento do cliente que já presenciei é a Raia Drogasil. A empresa estruturou seu crescimento ao longo de décadas, focando na classe de maior renda. A maturidade, fruto de anos de trabalho, concede a ela a capacidade de dizer que em 2024 está a menos de uma milha distante de 93% da classe A do país.
Do lado oposto, temos o setor de bares e restaurantes, que teima em abusar da sorte e impor desaforos ao pobre cliente. Tente lembrar de quantos restaurantes e bares que você soube que abriram e fecharam em curtíssimo espaço de tempo.
Que venha o pragmatismo
Já faz tempo que existem softwares e especialistas de geomarketing, ACESSÍVEIS, que a partir da descrição do seu cliente ideal, conseguem não só localizá-los, mas também dizer onde estão mais concentrados.
Em expansão, esse é o estudo de dados demográficos…
Diante do cenário atual, onde vemos tantos imóveis comerciais disponíveis, é tentador acreditar que finalmente existe abundância de oportunidades.
Estude e verá que não é bem assim.
Se os seus concorrentes estão cometendo o erro de abrir lojas sem estudos, não os interrompa…, mas para você a recomendação é: se não sabe para onde ir, não tenha pressa.
Uma resposta
Tanaka, show de analise, passou o tempo de usar somente o feelling pessoal, mas sim usar de todas ferramentas de geo localizacao, analisando mix, publico, geradores de trafego, etc.