Compras via App de e-commerce cresceram 21% em 2024
60% dos consumidores se transformam em clientes leais às marcas após sua primeira compra em aplicativos de e-commerce, de acordo com o estudo State of E-commerce App Marketing 2024, realizado pela AppsFlyer. Segundo a pesquisa, cada vez mais os aplicativos móveis tem papel fundamental no engajamento dos clientes. O cliente médio faz sua primeira compra 3,6 dias após o download do aplicativo. No primeiro dia, a taxa de conversão atingiu 40% e na primeira semana o valor passou dos 75%.
Shoppings têm receita recorde, mas avanço do e-commerce sugere atenção
As vendas online, que em 2018 alcançavam 5% dos resultados das vendas offline, agora estão perto dos 10%, de acordo com estudo da JLL Consultoria. Um ano de recordes nas vendas em shopping centers não esconde os desafios do setor, principalmente pela mudança de hábitos dos consumidores, que querem experiências cada vez mais personalizadas, e pelo avanço do e-commerce. O volume de receita nas vendas digitais (R$ 185,7 bilhões) já é equivalente ao registrado nos shoppings (R$ 194,7 bilhões).
Apesar de recortar sua análise a 117 endereços (dos 639 shoppings existentes no Brasil), os dados da JLL praticamente batem com os da Abrasce (taxa de ocupação de 95% no segundo trimestre de 2024), divulgados dia 16 de agosto. Esse resultado representa aumento de 0,4 ponto porcentual em relação ao segundo trimestre de 2023.
Confiança do consumidor brasileiro continua crescendo
A confiança dos consumidores brasileiros subiu pela terceira vez consecutiva em agosto em meio a ligeiras melhoras nas expectativas para os próximos meses e na percepção sobre a situação atual, mostram dados recém-divulgados pela Fundação Getúlio Vargas. O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) teve alta de 0,3 ponto em agosto, chegando a 93,2, após avanço de 1,8 ponto em julho. A alta no ICC se deu principalmente pelo avanço do componente sobre a perspectiva para a situação futura da economia, que subiu 2,0 pontos, para 111,4, maior nível desde abril deste ano (113,0 pontos).
O futuro digital dos pagamentos no varejo
De acordo com uma análise da PwC e da Strategy&, o volume global de pagamentos digitais deve crescer mais de 80% até 2025, com uma projeção de quase 1,9 trilhão de transações por ano. A Ásia lidera esse movimento, com previsão de aumento de 109% nas transações digitais até 2025, seguido pela África, Europa e América Latina. No Brasil, o pix se destaca como um dos principais catalisadores dessa mudança e revolucionou a maneira como os consumidores realizam suas compras no varejo. Mas, apesar do avanço das tecnologias, a implementação de novos meios de pagamento impõe desafios aos varejistas. É preciso atualizar ou substituir infraestruturas tecnológicas, o que pode ser um investimento significativo; e a segurança dos dados, especialmente quando se trata de biometria, é uma preocupação crucial.
O pagamento por aproximação já representa quase 60% das transações presenciais com cartões no Brasil e essa tendência só tende a crescer. Para os varejistas, o principal desafio será acompanhar essas mudanças, garantindo que suas infraestruturas sejam flexíveis e escaláveis.