Como os varejistas podem se superar na geração de valor?

Como os varejistas podem se superar na geração de valor?

É evidente que o mercado varejista tem ficado cada vez mais competitivo. Em 2024, o número de empresas de varejo ativas no Brasil estava acima dos 4 milhões segundo a Receita Federal. Isso demonstra a ampla oferta de soluções para o consumidor, ou seja, muita concorrência.

Além disso, existem complexidades econômicas externas. Em um momento de alta de juros, competição com plataformas estrangeiras e mudanças de prioridade no consumo dos clientes, fica ainda mais difícil crescer.

Entretanto, em 2023, as 300 maiores varejistas do país faturaram R$ 1 trilhão pela primeira vez. E a projeção da Confederação Nacional do Comércio (CNC) para 2024 é que o crescimento do varejo no ano tenha ficado em 5,5%.

Tudo isso significa que ainda é possível avançar, mesmo que o cenário esteja conturbado. Porém quais são os caminhos para ir além e gerar ainda mais valor?

Não deixe de ler: Grupo AZZAS 2154 S.A. anuncia ajustes estratégicos no seu portfólio de marcas

Foco total nos processos e eficiência

Para fazer mais do que somente ter processos bem definidos, é preciso entender como eles impactam a performance do negócio. Ou seja, é preciso buscar constantemente o aperfeiçoamento e encontrar formas melhores de alcançar resultados.

E, mais do que isso, é preciso buscar o aprimoramento e não somente o crescimento dos lucros. Em uma pesquisa focada em geração de valor, a McKinsey percebeu que aqueles que realmente olham para a performance se saem melhor do que dos negócios que apenas prestam a atenção no resultado financeiro.

Segundo a pesquisa, as empresas que trabalharam no aprimoramento da performance tinham 1,9 vezes mais probabilidade de acelerar o crescimento do que as que não aprimoraram.

É o resultado de entender que o destino final deve ser entregar soluções melhores para os clientes e que o crescimento chega como consequência disso.

Para agregar conhecimento: O impacto da inflação no poder de compra e estratégias para o varejo se adaptar

Varejistas: Descubra como refinar seus pontos fortes

O que o seu negócio já faz bem que pode se tornar ainda melhor?

Para gerar um valor renovado, é preciso compreender onde a entrega pode se potencializar. E para isso é possível construir uma estratégia multifacetada.

Desde entender como os seus produtos ou serviços podem atingir novos públicos até prestar atenção nas tendências a serem aproveitadas.

A Cacau Show, por exemplo, que já é dominante no universo dos chocolates, tem encontrado nas collabs uma forma de diferenciação.

O anúncio da colaboração com a NFL, por exemplo, a aproxima de uma marca em um mercado completamente diferente. Sem deixar o seu ramo de excelência de lado, a empresa vai se conectando a outros públicos e assuntos. Apesar disso, não deixa de gerar bons produtos para aqueles que já a conhecem.

Leia também: Nova marca no mercado – Atto Primo: Licor de Pistache de Qualidade Premium

Busque por mais lealdade

A conversa sobre lealdade é antiga, mas continua sendo necessária. O foco no cliente deve ser incansável em termos de valor, fidelidade e experiência.

Isso significa tornar o envolvimento do cliente com a companhia cada vez mais dinâmico e significativo. Por exemplo, com frequência escuto de clientes como a Petz faz parte do dia a dia deles ou como eles se lembram de passearem com a família em alguma das nossas lojas.

Mais do que um lugar para comprar produtos dos seus animais, a Petz se tornou um espaço afetivo. E essa ligação só aconteceu porque nos preocupamos desde o primeiro dia em criar espaços acolhedores, que oferecem experiências positivas e que são bem aproveitados pelos clientes.

A personalização e o uso de dados para aprimorar as estratégias são dois aliados essenciais nesse objetivo.

No fim, só será possível gerar mais valor a partir do conhecimento profundo sobre o que os clientes precisam.

Como você tem gerado valor no seu negócio?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *