Prepare-se para notar uma grande virada no Grupo SBF, controlador da Centauro e da operação da Nike no Brasil! Após nove anos de liderança, Pedro Zemel está passando o bastão para Gustavo Furtado, que assumirá o comando em 24 de abril.
Zemel, que substituiu o fundador Sebastião Bomfim Filho em 2016, liderou marcos importantes, como o IPO em 2019 e a aquisição da Fisia, responsável pela operação da Nike no país, em 2021. Agora, ele se dedicará a projetos pessoais, mas continuará contribuindo como membro do conselho da empresa.
Leia também: Nova marca no mercado – Atto Primo: Licor de Pistache de Qualidade Premium
Profissional preparado
Gustavo Furtado, que ingressou no Grupo SBF em 2013, traz uma bagagem impressionante. Atualmente, é vice-presidente e gerente geral da Centauro, tendo anteriormente atuado como Chief Digital Officer e liderado a SBF Ventures.
Nessas funções, foi responsável pela criação e aquisição de negócios inovadores, como a NWB, focada em conteúdo esportivo, e a plataforma de dança digital FitDance.
Furtado é engenheiro formado pela Universidade de São Paulo e possui MBA pela Kellogg School of Management.
Você pode se interessar por isso: Abordagem, sangue nos olhos, faca na caveira? Até quando vamos continuar agredindo nossos consumidores?
Transição otimista
A notícia da mudança no comando surpreendeu analistas e investidores. “Foi inesperado. O Zemel entregou a desalavancagem que tinha prometido e agora seria uma fase mais tranquila para ele,” comentou um gestor que acompanha a empresa. Apesar da surpresa, a transição é vista com otimismo, especialmente por se tratar de uma sucessão interna.
Furtado enfrentará desafios significativos, incluindo um cenário macroeconômico adverso, pressão de custos e demanda fragilizada. Em dezembro, ele e Zemel se reuniram com analistas da XP para delinear as prioridades estratégicas para os próximos anos, como o agrupamento de lojas para otimizar o sortimento e novas políticas promocionais, como combos de produtos.
Com essa transição, o Grupo SBF busca renovar suas estratégias e fortalecer sua posição no mercado de artigos esportivos, apostando na experiência e visão de Furtado para liderar a empresa rumo a novos horizontes.
Para agregar conhecimento: O impacto da inflação no poder de compra e estratégias para o varejo se adaptar