Presente na NRF Big Show 2025 desde 2022, busco sempre um olhar racional sobre o que de fato é relevante para o varejo brasileiro no ano que se segue.
Um fato curioso é que o NRF Big Show acontece em janeiro por um motivo muito peculiar. Muitas empresas (como a gigante NVIDIA, que realizou a palestra de abertura) têm seu ano fiscal iniciado em fevereiro. Janeiro, portanto, é o mês em que essas empresas finalizam balanços, concluem as vendas de final de ano e organizam suas operações para o novo ciclo.
Deixando a curiosidade de lado, compartilho abaixo os destaques mais relevantes de três palestras do primeiro dia: NVIDIA, LEVI’S e C&A. Confira os tópicos divididos a seguir:
1º do 1º Dia
Você sabe o que são GÊMEOS DIGITAIS?
O termo, apresentado por Azita Martin, VP da NVIDIA, durante a primeira palestra do evento NRF 2025, despertou minha curiosidade para entender mais sobre o assunto.
Basicamente, trata-se da criação de um ambiente virtual idêntico ao que vivenciamos, seja ele um estoque, uma loja física ou até mesmo uma cidade ou amostragem de dados populacionais.
Com base na criação desse “Digital Twin” e utilizando machine learning, metaverso e inteligência artificial, é possível cruzar milhares de variáveis, apontando tendências, melhorias e observações cruciais para o sucesso de projetos.
Tal inovação — ainda embrionária no que diz respeito ao acesso para pessoas e empresas “comuns” — tende a ser revolucionária. Isso porque será possível economizar milhares de dólares (ou seja, seis vezes mais em reais, né?) ao realizar testes antes de investir em um produto, serviço ou melhoria operacional, após a validação real de sua efetividade.
Em 2023, esse mercado já foi avaliado em mais de US$ 11,5 bilhões e, para 2030, a expectativa é que alcance impressionantes US$ 137,67 bilhões, segundo o relatório da Fortune Business Insights.
E aí, você está preparado para viver como o Dr. Albieri, criando clones por aí? Ou está com medo de acabar com uma Ruth e outra Raquel (Só entende a referência quem não for Gen Z).
Esse foi, para mim, um grande tema do primeiro dia!
#2 do 2° dia do NRF Big Show 2025
LEVI’S e a Evolução Digital
Uma das palestras que mais me chamou atenção por ser de moda, numa empresa de 150 anos e estar falando sobre cultura digital, foi a da LEVI’S.
Vivenciando 10 trimestres consecutivos de crescimento das vendas depois de um período não tão positivo o Diretor de Vendas da companhia trouxe diversos pontos que fizeram essa fato relevante acontecer. Vou pontuar os 3 que acredito serem highlights
- Inteligência e informação
Uma máxima no varejo e que temos excesso de dados com escassez de informação.
Um dos trabalhos do executivo foi destrinchar números relevantes para otimizar a tomada de decisão. Baseado nisso, mais de 95% dos produtos criados são feitos digitalmente em 3D.
Além disso, houve um foco cada vez maior no sortimento inteligente. Em tempos do varejo moderno de margens espremidas e cadeia de suprimentos complexa no que diz respeito a prazos e custos, um sortimento inteligente é a chave entre o sucesso e o fracasso.
- Ecomm fortalecido
E-commerce é um capítulo a parte quando diz respeito a “features” e evoluções, mas de forma pragmática foi pontuado alguns itens que fizeram a experiência do consumidor ser diferente e converter em venda:
A velocidade da página, o “buscador” inteligente na Home, a disponibilidade de estoque/frete/pickup (Omnichannel) e a qualidade das fotos e vídeos dos produtos. Esses foram alguns itens cruciais que alavancaram a venda.
E conforme dados do varejo eletrônico Brasileiro, esses de fato também são os cruciais para sucesso das plataformas nas terras tupiniquins.
- Simplifique e resolva.
Em pleno 2025 o que não falta é problema pra resolver, não é mesmo?!
Uma das dicas finais dadas pelo palestrantes foi a objetividade na resolução. Simplificando e replicando para os demais.
Ele ressaltou que devemos começar objetivamente escolhendo os problemas que de fato são relevantes para companhia, evitando distrações (FOCO É TUDO). Após elucidar qual problema será resolvido, a simplificação e objetividade na solução são cruciais. Pois além do foco, tempo é dinheiro.
É MUITO relevante uma empresa com mais de 150 anos, ter um drive de cultura digital, evoluções relevantes no e-commerce e foco na simplificação de problemas, deixando a empresa cada vez mais Levi’s ( desculpe por essa!).
#3 do 1º Dia
Para puxar a “Sardinha pro nosso prato”, ou já que estamos em NY, puxar a salsicha pro nosso cachorro quente (lá ele), o destaque da terceira palestra será do Paulo Passos, CEO da C&A ( Listada na BOVESPA desde 2019 ) e que vem crescendo nos últimos 18 trimestres consecutivos.
A C&A tem 200 anos de história e afirma que o tema tecnologia e outras iniciativas focadas em sua reinvenção estão naturalmente enraizadas na cultura da companhia, caso contrário não chegaria até aqui, não é mesmo..
As palestras são sempre curtas na NRF, então imagina que 30 minutos para dividir para 3 Speakers, não tem como dar profundidade em muitas coisas, mas os 3 principais pontos que o Paulo trouxe foram:
- Caixa é REI.
Em momentos de incerteza o consumidor tende a ficar mais seletivo. Ele vai gastar, mas você tem que convence-lo e encanta-lo para que seja com você.
Foco no sortimento assertivo de produtos e olhar atento aos KPI´s e PNL´s da empresa. Se aquele investimento não rentabilizou, corta e RÁPIDO.
Não perca seu dinheiro ou invista em algo porque “todo mundo está fazendo” ou porque é “Fancy”. Faça e invista APENAS naquilo que dá resultado.
- O Líder do negocio tem que entender de Tecnologia.
Delegar é preciso, obviamente, porem o líder da empresa tem que entender minimamente do que esta tocando, pedindo ou lidando. Não quer dizer que precise ser especialista, mas vivemos na era da informação. Mais importante que as respostas, são as perguntas!
Na mesma proporção que o líder de tecnologia tem que entender de negócios, buscando sempre soluções factíveis e que resolvam as dores da companhia.
- Por fim, Paulo Passos foi perguntando em quais seriam as missões do CEO:
- Desenvolver pessoas.
- Engajar o time: De onde viemos, porque estamos indo, quando e para onde estamos indo.
- Respeito! Pessoas querem se sentir respeitadas e valorizadas. No aspecto humano. Empodere seu time cada dia para que eles queiram ser melhores a cada dia. Ganham eles, ganha a companhia.
Esses foram os aprendizados do primeiro dia da NRF Big Show 2025. O que achou? Você pode me contar lá no Instagram @michel.tauil te vejo lá!