franqueadora

Os 2 maiores pecados de uma franqueadora

franquia

Pecado #2

Já falei sobre o Pecado #1: contratar franqueado inadequado. Hoje vou falar do Pecado #2: consultor de franquia incompetente.

O sistema de franquias tem uma forma de gerir sem hierarquia explícita. A relação do franqueador com o franqueado é mantida através do personagem consultor de franquias.

Já fiz esse papel e considero que um consultor de franquias competente se capacita para ser líder da forma mais moderna que o tema recomenda.

Ele não pode mandar. Ele não pode apenas auditar. Ele tem que saber em profundidade tudo o que faz da franquia um sucesso.

Claro, tem que ser absolutamente competente em comunicação, relacionamento e organização.

Você pode se interessar por isso: Abordagem, sangue nos olhos, faca na caveira? Até quando vamos continuar agredindo nossos consumidores?

Ele é vetor de tudo que a franquia sabe para fazer do franqueado o mais competente possível.

Para isso, ele tem que estar presente e a sua presença tem que ser comemorada pelo franqueado. O maior símbolo de vínculo saudável se manifesta quando o franqueado chama o consultor para conversar para aprender com ele.

O respeito nasce assim. E evolui até construir uma reputação fantástica, garante relacionamento produtivo e resultado crescente. Os nossos 4R´s.

O consultor competente faz tudo isso: leva a marca para o franqueado.

Mas existe uma outra direção no caminho. O consultor de franquia leva o que acontece no local para a marca. Marcas competentes sabem que o que as faz evoluir é o que o Cliente espera dela. Em cada local há uma percepção diferente sobre a marca. Acrescenta ou elimina coisas que gostaria que a marca fizesse ou tivesse. Ou o contrário.

O compromisso é de ser um porta voz em dois sentidos.

O bom consultor faz tudo isso.

O não tão bom deixa vazios, deve respostas, não assume compromissos.

As pessoas que eu tinha no meu Time quando trabalhava com franquias eram assim;

Ele é um digno representante do Líder da franquia.

Quando o consultor não é assim, cria-se um buraco negro. O franqueado acaba procurando uma ponte de safena para garantir que o fluxo não se interrompa. Ou ele fala com alguém da matriz ou vai direto ao fundador.

Cuide então desse problema potencial.

Tudo vai evoluir muito melhor.

Se precisar de ajuda a gente está por aqui é Whatsapp

Leia também: Nova marca no mercado – Atto Primo: Licor de Pistache de Qualidade Premium

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *