Em março, comemoramos o Dia do Consumidor. A data, marcada no dia 15/03, é bem importante no calendário do varejo.
Junto com outros grandes momentos de promoção, como a Black Friday, o dia do consumidor é uma oportunidade de aumentar o faturamento, diminuir produtos no estoque e fazer com que a empresa alcance novos públicos.
É um momento importantíssimo para os varejistas, mas é preciso ir além dessa data.
Como é possível fazer com que consumidores que são atraídos pelas promoções continuem voltando? E quais são os caminhos para fortalecer a lealdade daqueles já são clientes?
Não deixe de ler: Grupo AZZAS 2154 S.A. anuncia ajustes estratégicos no seu portfólio de marcas
Use a venda para conhecer
Quando uma pessoa toma a decisão de compra surge a possibilidade para que a empresa passe a conhecê-la. E a partir do conhecimento é possível criar uma aproximação.
Após a compra, analise quais foram os interesses do cliente e entenda quais são as ofertas personalizadas que a empresa pode oferecer. É o momento de criar um mapa das ações do consumidor e manter um olhar extremamente atento.
Na Petz sempre prezamos por fortalecer essa proximidade. E isso gerou diversos movimentos e até mesmo mudanças de estratégia na companhia.
Criamos internamente o VUC- Visão Única do Cliente. Com isso, consolidamos todas as interações que o cliente teve com a empresa no mesmo lugar. Sejam compras, usos de serviços, reclamações, tudo fica registrado em um histórico único.
Isso trouxe um enriquecimento muito grande para a nossa relação com os clientes.
Considerando que o consumidor chegou a partir de uma promoção, os dados irão ajudar a entender quais outros eventos promocionais podem atraí-lo ou até mesmo quais reduções de preço pontuais podem ser vantajosas.
Para agregar conhecimento: O impacto da inflação no poder de compra e estratégias para o varejo se adaptar
Invista em estratégias de fidelidade
Os programas de fidelidade não são estratégias novas para a retenção. Porém, para que eles realmente funcionem, precisam ressoar com as necessidades reais dos clientes.
Segundo a McKinsey, no momento de estruturar o programa é preciso se fazer algumas perguntas:
- Qual é a experiência dos clientes quando estão interagindo com sua categoria específica ou com a sua empresa?
- Eles têm necessidades não atendidas?
- Atendê-los ajudaria a desenvolver um relacionamento melhor ou fazê-los gastar mais?
É o momento de descobrir o que é possível oferecer e quanto essa oferta irá custar.
Em momentos como o Dia do Consumidor ou a Black Friday, uma alternativa é oferecer algum bônus nas compras dos clientes para estimular que eles retornem.
A pesquisa CX Trends 2024 da Octadesk apontou que descontos exclusivos em compras futuras são um atrativo para 44% dos consumidores. Outros 43% valorizam receber serviços ou produtos gratuitos. Isso mostra que esse é um bom caminho para a fidelização.
Leia também: Nova marca no mercado – Atto Primo: Licor de Pistache de Qualidade Premium
Conecte seus benefícios a decisões
O que a sua empresa oferece que pode impulsionar o processo de decisão do cliente?
Seja um atendimento excepcional e diferenciado, o acesso a marcas exclusivas ou a possibilidade de fazer maiores economias, para manter um novo cliente evidenciar esses benefícios é um bom caminho.
Ter uma mensagem clara, mostrando os benefícios tangíveis e intangíveis da sua empresa fará diferença para que o consumidor retorne. É a possibilidade para que o cliente entenda os motivos que diferenciam a sua empresa e por que razão ele deve ser fiel ao negócio.
A partir dessa percepção, será possível criar relações mais duradouras e profundas, para que esse consumidor se torne compre regularmente.
De que formas você retém clientes e aproveita momentos de promoção para alcançar novos públicos?
Você pode se interessar por isso: Abordagem, sangue nos olhos, faca na caveira? Até quando vamos continuar agredindo nossos consumidores?