Sempre destaco a importância de que os varejistas estejam presentes no mundo online. Seja através de uma loja própria ou de um marketplace, é essencial oferecer para o consumidor alternativas além da loja física.
Entretanto, uma nova forma de vender através da internet está ganhando força. E isso é resultado de uma fronteira cada vez menor entre redes sociais e o e-commerce.
O social commerce é a estratégia que utiliza as redes sociais como plataforma de venda. Uma pesquisa da Accenture apontou que a expectativa é que o social commerce cresça três vezes mais rápido do que as formas tradicionais de venda online.
É a possibilidade de ter acesso ao grande público que está nas redes sociais e impactá-los de forma mais profunda do que somente apresentando anúncios.
Mas porque os varejistas devem usar o social commerce e como ele pode impulsionar as vendas?
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Os motivos para usar o social commerce
O consumidor está hiperconectado e as redes sociais são um dos principais canais que recebem essa atenção. De acordo com a Opinion Box, 74% dos consumidores brasileiros utilizam as redes sociais para pesquisar produtos.
A pesquisa também aponta que 86% fazem compras online e desses, 8% usam as redes sociais como plataforma para comprar.
São dados que mostram não somente o grande público presente nesses canais, mas também as oportunidades de crescimento.
Com um consumidor que já pesquisa por produtos nas redes sociais, a venda através delas é a possibilidade para criar uma experiência fluída e sem atritos.
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Estratégias de marcas no social commerce
Diferentes marcas já aderiram ao social commerce e utilizam diversas estratégias para se conectar com seus consumidores.
Empresas como Magazine Luiza e Casas Bahia utilizam as lives commerce como estratégia, oferecendo descontos exclusivos para os clientes que participam das exibições.
Já a Amazon, gigante do varejo, firmou parcerias com o TikTok e o Pinterest, para que seus clientes possam comprar diretamente dessas plataformas.
Essas são apenas algumas das possibilidades de utilizar o social commerce. Escolher a estratégia certa vai demandar um conhecimento profundo do seu consumidor e dos seus hábitos.
Para isso, você precisa aplicar o foco do consumidor, indo além da superfície e realmente acompanhando cada passo da jornada que ele percorre.
Aumento da competitividade online
É claro que cada empresa em diferentes setores deve avaliar se o social commerce é uma estratégia que faz sentido ou se vale o investimento. Porém, ainda que não vá aplicá-la, todo varejista precisa prestar atenção nessa tendência.
Com a possibilidade de crescimento, o social commerce pode colocar ainda mais pressão no setor. Em um momento em que o varejo brasileiro já enfrenta diferentes frentes de complexidades é importante perceber o aumento da responsabilidade pela competitividade.
Observe como os seus concorrentes utilizam o social commerce e de que formas é possível criar estratégias para fidelizar ainda mais os clientes.
Independente de qual seja a ferramenta tecnológica utilizada, o olhar para o humano e suas necessidades precisa estar no centro. É por isso que os negócios existem, para oferecer soluções ou oportunidades para as pessoas.
Você já usa as redes sociais para vender ou pretende embarcar nessa estratégia?