Os destaques entre as notícias mais recentes sobre o varejo
E-commerces estrangeiros mantém sua força entre os brasileiros
Mesmo com as novas taxações e um clima menos favorável, 60% dos usuários nacionais desejam manter o ritmo de compras nas plataformas de e-commerce estrangeiras, asiáticas em sua maioria. As informações são do E-Commerce Trends 2025, realizado por Octadesk em parceria com o Opinion Box. Além disso, 25% dos pesquisados querem aumentar o número de compras. Segundo o estudo, Shopee (52%), Shein e Aliexpress (39%) são os favoritos dos consumidores brasileiros. Sete entre dez deles já compram em e-commerces estrangeiros, sendo a opção principal em certas ocasiões. Ao todo, 88% compram digitalmente ao menos uma vez no mês, índice que cresce 3% em relação a 2023.
Hub de dados impulsiona relação da Unilever com varejo e o consumidor
Por muito tempo, a indústria teve como desafio entender o comportamento dos consumidores. Dependente do varejo e dos canais de distribuição, era difícil obter informações ágeis e criveis sobre o que o público pensava de seus produtos. Para a Unilever, isso é passado. Desde 2019, a gigante dona de marcas como Omo, Dove, Kibon e Knorr trabalha com um centro de inteligência de dados que vem redefinindo as relações da companhia com seus próprios produtos, com varejistas e com o consumidor final.
Ao mesmo tempo que utiliza os dados do varejo, a Unilever também devolve inteligência para os parceiros que, por meio de um processo de inteligência bastante personalizado, pode desenvolver o mercado ao seu redor.
Estratégias digitais traz aumento das vendas de perecíveis no GPA
O Grupo Pão de Açúcar (GPA) tem experimentado crescimento significativo nas vendas online de produtos perecíveis por conta de suas estratégias digitais. No primeiro trimestre deste ano, esses itens representaram 34% das vendas online, um aumento de 5% em relação ao mesmo período do ano anterior. Para isso, o Grupo investiu no treinamento de mais de 100 líderes de equipe de pickers, profissionais responsáveis pela coleta, seleção e separação dos produtos. O aprimoramento dessas atividades visa aumentar a qualidade e eficiência nas entregas.
Desde o ano passado, o GPA também tem focado na negociação com fornecedores e na gestão de categorias para otimizar o sortimento e garantir maior disponibilidade de itens em seu aplicativo e site. Exposição diferenciada dos produtos e comunicação mais destacada nas plataformas digitais são outras das estratégias digitais da empresa para impulsionar as vendas online. Os itens perecíveis são cruciais para a recorrência de compra no varejo alimentar.