*O ranking do varejo*
Cinco empresas somaram, juntas, um faturamento de R$ 307,1 bilhões em 2023. Carrefour, Assaí, Magazine Luiza, Casas Bahia e RD Saúde representaram 27,2% de todo o faturamento das 300 maiores do varejo no ano passado, segundo o Ranking Cielo da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC). O total faturado pelo setor em 2023 foi de R$ 1,129 trilhão em 2023, 7,9% mais que no ano anterior, o que corresponde a 10,35% do PIB brasileiro. Apesar de questões pontuais como restrição a crédito e recuperação judicial, o grupo das 300 maiores varejistas brasileiras continua crescendo, gerando empregos e movimentando a economia. Ou seja: embora tenha interrompido um ciclo de três anos de expansão de dois dígitos em seu faturamento, o setor cresceu bem acima da economia brasileira, marcando o sétimo ano consecutivo em que o varejo supera o desempenho da economia como um todo.
*IBGE projeta aumento de 9% nas vendas nominais de julho a setembro*
Seguindo a alta de 5,5% observada em junho, o IAV-IDV (Índice Antecedente de Vendas do Instituto para Desenvolvimento do Varejo) nominal, medido pelo IBGE, que considera a participação das atividades no volume total de vendas do comércio varejista, apresenta previsão de crescimento de 8,6% em julho, 9,3% em agosto e 9,4% em setembro, em relação aos mesmos meses do ano anterior. Na média do trimestre, a projeção de 9%.
Alimentação, bebidas e fumo tiveram alta de 5,7% em junho; no setor de outros artigos de uso pessoal e doméstico, junho mostrou crescimento de 14,5% em relação ao mesmo mês de 2023; já os artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos, registraram crescimento de 17,9% no mesmo período, enquanto o setor de eletrodomésticos apresentou queda de 2,8% e a área de tecidos, vestuário e calçados teve alta nas vendas de 6,3%.